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Big Boss
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Prévia sobre o sistema de equipamentos que ficará disponível na Segunda Grande Era

em Qui 15 Jun 2017, 13:00
Reputação da mensagem: 100% (1 votos)
Olá excelentíssimos senhores capitães!

Como muitos sabem, muitos dos equipamentos no jogo hoje estão desabilitados devido a problemas de balanceamento.

Nos últimos dias nós temos feito testes e experimentos intensivos em busca de um modelo de jogo que permita adicionar os equipamentos sem atrapalhar o equilíbrio dos atributos no jogo. E ao que parece já estamos próximos de um modelo bacana que venho dar uma prévia pra vocês hoje.

Mas antes de falar sobre os equipamentos, precisamos falar sobre o sistema que vai permitir que o equilíbrio funcione, o sistema de efeitos especiais para as habilidades.


  • Cada habilidade do tipo Ataque que o jogador aprender poderá ser evoluída a medida que for usada.
  • Quando uma Habilidade do tipo Ataque alcançar o nível 5, o jogador poderá adicionar um efeito especial customizado àquela habilidade
  • O efeito especial na habilidade no nível 5 tem algo em torno de 25% de chance de ser aplicado, e quanto maior o nível da habilidade, maiores são as chances do efeito ser aplicado
  • No momento, limitamos que a habilidade pode ser evoluída até o nível 10, alcançando no máximo 30% de chance de aplicar o efeito especial


Mas qual seriam exatamente esses efeitos especiais? Alguns deles serão listados aqui:


  • Paralisia: O personagem paralisado não pode se mover nem atacar por X turnos
  • Sangramento: O personagem que estiver sangrando recebe X pontos de dano a cada turno
  • Veneno: O personagem envenenado recebe X pontos de dano a cada turno, e Y pontos de dano toda vez que navio do jogador se movimentar (esse efeito persiste após o fim da batalha)
  • Machucado no joelho: O personagem com o joelho machucado não pode se movimentar por X turnos
  • Lentidão: Se o personagem lento for se mover, ele precisará gastar X movimentos da tripulação para se mover 1 quadro
  • Sono: O personagem que estiver dormindo não pode se mover nem atacar por X turnos. Esse efeito é cancelado se o personagem receber dano de qualquer fonte.
  • Mãos atadas: O personagem que tiver as mãos atadas não pode atacar por X turnos


Esses são apenas alguns que pensamos no momento. Até o lançamento da Segunda Grande Era outros efeitos podem aparecer.

Certo, mas agora qual o papel dos equipamentos nessa história?

Os equipamentos funcionarão como melhoradores ou inibidores dos efeitos especiais, podendo aumentar a chance de aplicar um efeito ou reduzir a chance de sofrer um efeito.

No momento estamos trabalhando com uma tabela assim: 


  • Equipamentos Cinza: Aumenta em 0,175% por nível do equipamento a chance de que suas habilidades que causam o efeito X tenham sucesso ao aplicar o efeito. Também reduz em 0,25% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Y. Também reduz em 0,25% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Z.
  • Equipamentos Brancos: Aumenta em 0,1875% por nível do equipamento a chance de que suas habilidades que causam o efeito X tenham sucesso ao aplicar o efeito. Também reduz em 0,2625% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Y. Também reduz em 0,2625% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Z.
  • Equipamentos Verdes: Aumenta em 0,2% por nível do equipamento a chance de que suas habilidades que causam o efeito X tenham sucesso ao aplicar o efeito. Também reduz em 0,275% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Y. Também reduz em 0,275% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Z.
  • Equipamentos Azuis: Aumenta em 0,2125% por nível do equipamento a chance de que suas habilidades que causam o efeito X tenham sucesso ao aplicar o efeito. Também reduz em 0,2875% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Y. Também reduz em 0,2875% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Z.
  • Equipamentos Negros: Aumenta em 0,225% por nível do equipamento a chance de que suas habilidades que causam o efeito X tenham sucesso ao aplicar o efeito. Também reduz em 0,3% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Y. Também reduz em 0,3% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Z.
  • Equipamentos Dourados: Aumenta em 0,25% por nível do equipamento a chance de que suas habilidades que causam o efeito X tenham sucesso ao aplicar o efeito. Também reduz em 0,325% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Y. Também reduz em 0,325% por nível do equipamento a chance de ser afetado pelo efeito Z.


Como cada personagem pode equipar 8 equipamentos diferente (Acessórios não entram na regra) vamos resumir o estado no nível 50:


  • Conjunto de Equipamentos Cinza completo no nível 50: 70% a mais de chance de aplicar um efeito e 100% a menos de chance de não ser afetado por 2 efeitos diferentes
  • Conjunto de Equipamentos Brancos completo no nível 50: 75% a mais de chance de aplicar um efeito e 105% a menos de chance de não ser afetado por 2 efeitos diferentes
  • Conjunto de Equipamentos Verdes completo no nível 50: 80% a mais de chance de aplicar um efeito e 110% a menos de chance de não ser afetado por 2 efeitos diferentes
  • Conjunto de Equipamentos Azuis completo no nível 50: 85% a mais de chance de aplicar um efeito e 115% a menos de chance de não ser afetado por 2 efeitos diferentes
  • Conjunto de Equipamentos Negros completo no nível 50: 90% a mais de chance de aplicar um efeito e 120% a menos de chance de não ser afetado por 2 efeitos diferentes
  • Conjunto de Equipamentos Dourados completo no nível 50: 100% a mais de chance de aplicar um efeito e 130% a menos de chance de não ser afetado por 2 efeitos diferentes


OBS: Cada peça do equipamento pode dar bônus em um efeito diferente, logo você pode optar por ter 100% a mais de bonus em um efeito ou ter 60% em um efeito, 20% em outro e 20% em outro. Vejam isso como uma build de efeitos especiais.

Lembrando que os aprimoramentos podem aumentar essas chances, pois a cada +1 que o equipamento recebe, o bônus é calculado como se o equipamento fosse do nível dele +1. Ou seja, um equipamento de nível 50 +10, seria considerado de nível 60 e os efeitos seriam ainda melhores.

E para completar, vamos esclarecer o que será preciso fazer para conseguir os equipamentos no jogo.


  • A única forma de se obter os equipamentos é através da Forja do Navio. Todos os equipamentos poderão ser criados pelo ferreiro, tanto os equipamentos Cinza quanto os Dourados.
  • As receitas do jogo poderão ser atualizadas, de forma que os materiais conseguidos possam ser usados em receitas, como ossos, escamas, prata, etc.
  • Para criar os equipamentos das cores verde pra cima será necessário conseguir um tipo de essência especial da cor do equipamento que se deseja criar, ou seja, para criar um equipamento Verde será necessário, além dos ingredientes da receita, uma Essência Verde, e o equivalente para as demais cores.


As essências para criar equipamentos poderão ser obtidas através das seguintes fontes:


  • Coliseu
  • Missões de caça em Grupo
  • Chefes do mundo
  • Loja de cooperação da Aliança/Frota
  • Conquistas
  • Eventos


Como vocês podem ver, existem alguns novos recursos para o jogo que estão por vir, como as missões de caça em grupo e os chefes do mundo. Os detalhes sobre esses novos sistemas serão divulgados no decorrer da era.

E por fim gostaria de deixar bem claro que tudo isso é apenas um PRÉVIA e muitas alterações podem acontecer até a conclusão desse sistema. Os valores podem mudar, as formas de se obter os itens podem mudar, muita coisa pode ficar diferente até que consigamos testar tudo o que precisamos para deixar o sistema bem equilibrado.

Estamos bem ansiosos para lançar essa novidade e esperamos que fique tudo 100% até a Segunda Grande Era.

Tenham todos um ótimo jogo!
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