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Big Boss
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Funcionamento e fórmulas do ranking de reputação

em Sab 27 Maio 2017, 22:36
Reputação da mensagem: 100% (2 votos)
Boa noite pessoal.

Mas que dia hein? O Sugoi voltou com tudo!

Eu venho até vocês para conversarmos sobre o funcionamento do ranking de reputação para essa próxima era. Como foi avisado na última notícia, as eras e o sistema de reputação serão ajustados para dois rankings, um de período trimestral que dará o título de Rei dos Piratas e Almirante de Frota, e também um ranking mensal.

A primeira informação que preciso esclarecer, é que decidimos que ranking mensal dará os títulos de Yonkou e Almirante para os top 4 de cada facção além de premia-los conforme foi descrito no outro tópico, clique aqui para ver as alterações em destaque.

Agora sobre a fórmula que rege o ganho de reputação no jogo, nós temos em mãos um histórico de sistemas de reputação que foram adaptados ao longo do tempo, sistemas baseados em níveis, sistemas baseados em reputação, sistemas baseados em patentes, enfim, foram vários, e nós também acreditamos que um sistema de MMR parecido com o de MOBA's não se adequa ao modelo de jogo do Sugoi, onde os níveis deixam os jogadores mais fortes e influencia no resultado da partida além de que qualquer jogador pode ser atacado em alto mar. Por isso precisamos elaborar nosso próprio modelo de reputação que beneficie lutas equilibradas em vez de lutas desbalanceadas.

Nosso ponto de partida foi um modelo em que, quanto mais reputação se tenha, mais difícil é de se ganhar reputação e mais fácil é de perde-la, possibilitando viradas de última hora onde um jogador habilidoso pode se aproveitar de diversas situações para tomar a frente em um movimento inesperado, dificultando que um único jogador dispare na liderança e acabe com as esperanças dos outros jogadores.

Nossa segunda preocupação foi fazer com que em uma disputa entre jogadores de níveis diferentes (quando falar de nível, sempre irei me referir ao nível do mais forte, pois até o momento essa ainda parece ser a forma mais justa de avaliar o nível de uma tripulação), a tripulação de nível mais baixo seja beneficiada em detrimento a de nível mais alto, por exemplo, se uma tripulação de nível 50 ataca uma de nível 30, é justo que a de nível 50 ganhe pouca reputação (ou nada nesse caso), e que a de nível 30 também perca pouco.

A terceira preocupação foi fazer algo parecido com a diferença entre os níveis, mas com a reputação, caso um jogador com reputação muito alta derrota um de reputação baixa, ele ganha pouca reputação e o de reputação baixa perde pouca.

Depois de muito trabalho em cima desses 3 pilares, nós chegamos a uma fórmula matemática que tenta aplicar esses conceitos conforme a nossa necessidade, e essa fórmula já está rodando no jogo hoje! A título de curiosidade irei deixa-la aqui para quem quiser ver:

Código:
lvl_perdedor = Nível do mais forte do perdedor da batalha
lvl_vencedor = Nível do mais forte do vencedor da batalha

reputacao_base = lvl_perdedor^2

proporcao_diferenca_de_reputacao = reputacao_perdedor / reputacao_vencedor + 0,5
(essa proporção de reputação é limitada a 1 caso o resultado da divisão seja maior que 1)

SE lvl_vencedor for maior que o lvl_perdedor:
proporcao_diferenca_de_lvl = 1 - ((|lvl_vencedor - lvl_perdedor|) * 10 / 100)
(essa proporção de níveis é limitada entre 0 e 1 caso ultrapasse esses valores)
SENAO:
proporcao_diferenca_de_lvl = 1

modificador_vencedor = 1 - (((0,001 * reputacao_vencedor + 1) ^ (1 / 7)) - 1)
modificador_perdedor = ((0,001 * reputacao_perdedor + 1) ^ (1 / 7)) - 1

reputacao_ganha_pelo_vencedor = reputacao_base * proporcao_diferenca_de_reputacao * proporcao_diferenca_de_lvl * modificador_vencedor + 1
reputacao_perdida_pelo_perdedor = reputacao_base * proporcao_diferenca_de_reputacao * proporcao_diferenca_de_lvl * modificador_perdedor + 1

Simplificado com cenários de exemplo:

Código:

Simplificando com cenários de exemplo:

Nível 50, Reputação 100 Ganha de Nível 50, Reputação 100:
Vencedor ganha: 2466
Perdedor perde: 35

Nível 50, Reputação 20.000 Ganha de Nível 50, Reputação 100:
Vencedor ganha: 575
Perdedor perde: 18

Nível 50, Reputação 100 Ganha de Nível 50, Reputação 20.000:
Vencedor ganha: 2466
Perdedor perde: 1363

Nível 50, Reputação 50.000 Ganha de Nível 50, Reputação 100:
Vencedor ganha: 310
Perdedor perde: 18

Nível 50, Reputação 100 Ganha de Nível 50, Reputação 50.000:
Vencedor ganha: 2466
Perdedor perde: 1885

Nível 50, Reputação 50.000 Ganha de Nível 50, Reputação 50.000:
Vencedor ganha: 616
Perdedor perde: 1885

Nível 50, Reputação 100 Ganha de Nível 40, Reputação 100:
Vencedor ganha: 1
Perdedor perde: 1

Nível 40, Reputação 100 Ganha de Nível 50, Reputação 50.000:
Vencedor ganha: 2466
Perdedor perde: 1885

Nível 50, Reputação 100 Ganha de Nível 45, Reputação 100:
Vencedor ganha: 999
Perdedor perde: 14

Nível 45, Reputação 100 Ganha de Nível 50, Reputação 50.000:
Vencedor ganha: 2466
Perdedor perde: 1885


É importante avaliarmos o desempenho dela na prática durante essa semana, pois apesar de fazermos diversas simulações e testes internos, a quantidade de resultados possíveis é exponencial (muito grande mesmo), o que dificulta que consigamos prever todas as situações onde um jogador tenta tirar vantagem das coisas.

Nós sabemos que esse esquema pode ainda não ser perfeito, e nos comprometemos a aperfeiçoa-lo na medida do possível de forma a evitar alterações nessa fórmula para não prejudicar ninguém caso alguma alteração precise ser feita as pressas com o ranking em andamento.

Dentro do possível, gostaria que os jogadores continuassem nos dando feedbacks para que juntos façamos um joguinho incrível! (SUGOOOI!!!)

Abraços e bom jogo a todos.
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